MODA OUTONO/INVERNO 2012

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Tendências de Moda outono/ inverno 2012. Ombros arredondados, couro e metalizados são as palavras - chave deste inverno

sábado, 13 de novembro de 2010

MODA E SUSTENTABILIDADE: diálogos possíveis?

Moda e sustentabilidade

por Silvia Dias — última modificação May 18, 2010 05:53 PM
Catalogado sob:
Dá para ser sustentável em um mercado que prega o descarte e o consumismo?
Já ouvi mais de uma pessoa tarimbada em sustentabilidade dizer que esse conceito não combina com o mercado de moda por conta de uma incompatibilidade de premissas: enquanto a sustentabilidade exige parcimônia, reaproveitamento e, portanto, maior duração das mercadorias, a moda se baseia justamente na temporalidade das coleções, no descarte rápido das peças e sua substituição pelas novas tendências, numa espiral fundamentada no consumismo.
Mas tem muita gente por aí querendo provar que não é bem assim. Ainda bem!
Quero relatar aqui o exemplo do Super Cool Market, uma loja que vende, troca e compra peças semi-novas de suas clientes, além de oferecer coleções próprias. A idéia é  mostrar que é possível superar o padrão vigente, pelo qual uma peça de roupa só pode ter um único dono.  Porque o que enjoa no guarda-roupa de uma pessoa pode ser o objeto de desejo de outra! E se não interessar para ninguém, vai para uma instituição de caridade para cumprir a função prioritária de qualquer peça de roupa, que é nos vestir.

Como funciona

O consumidor leva até a Super Cool Market as peças que não usa mais e que está disposto a descartar. Na loja, elas são trocadas por créditos na compra de outros modelos. Até aí, parece promoção de vendas, né? Pois é: mas eles também dão ao cliente o valor em dinheiro caso não haja compra - sendo que não se trata de brechó, mas de uma loja de fast fashion como tantas outras que existem por aí.
Por não se tratar de brechó, as peças usadas compradas de clientes passam por uma triagem para que a loja possa manter seu posicionamento de oferecer peças diferenciadas. E o que não é vendido na loja é doado a instituições.
Ao fazer isso num bairro de São Paulo que lança tendências (Vila Madalena) e em um espaço fashion, o Super Cool Market contribui para criar uma nova percepção do mercado da moda, ensinando os clientes, na prática, que moda, reuso e reciclagem não são excludentes entre si.
Eu gostei da idéia. E você?  http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/pecados-verdes/moda-e-sustentabilidade

3 comentários:

  1. Eu também gostei muito da idéia. Tomara que a moda pegue.

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  2. Compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade ambiental, às práticas contrárias sejam combatidas e punidas rigorosamente já nos dias de hoje. #SustentabilidadeJá!

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